sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Festa da Padroeira do Brasil 2019 será dedicada à missão e à Igreja na Amazônia

A Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida em outubro vai refletir a ação da Igreja na Amazônia, com inspiração no mês missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco.

Sob o tema ‘Com Maria escolhidos e enviados em missão’, padre João Batista, na época reitor do Santuário Nacional explicou o objetivo dessa escolha, afirmando que a Amazônia é uma terra de missão. “Primeiro, é um tema missionário, e a Amazônia é uma terra de missão. Segundo, porque esse tema será uma junção entre o Sínodo da Amazônia com o mês missionário extraordinário. Os dois vão acontecer em outubro e a festa de Nossa Senhora é também no mês. Então, por isso, vimos a importância de trazer essas reflexões para fortalecer e motivar esse olhar missionário nos devotos”.

Como um dos elementos importantes da Festa, padre João Batista anunciou em 2018 que a marcenaria da Diocese de Óbidos no Pará está produzindo uma cruz das Pontifícias Obras Missionárias, organismo que reúne diversas congregações religiosas que trabalham na animação, formação e cooperação missionária em todo o mundo.

Uma outra cruz, igual à do Santuário de Aparecida, está sendo confeccionada para ser entregue ao papa Francisco em novembro, como ícone do mês missionário extraordinário.

Para as comemorações da Padroeira neste ano, o leigo continuará em destaque, a exemplo da novena deste ano pois, segundo o reitor, é impossível falar de missão sem envolver o leigo.

“Falar de missão hoje sem envolver o leigo é simplesmente abortar a realidade, porque o leigo participa ativamente da missão da Igreja e, depois do Vaticano II, essa participação foi ainda mais ativa, tanto que um grande número de comunidades no Brasil não tem padres. São leigos que levam a Palavra de Deus e garantem o dia a dia nessas comunidades”, ressaltou.

A12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário