terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Papa nomeia brasileiro como secretário do Colégio de Cardeais

O Vaticano informou, nesta terça-feira, 28, a nova nomeação feita pelo Papa Francisco. O bispo brasileiro, dom Ilson de Jesus Montanari, de 54 anos, foi nomeado secretário do Colégio Cardinalício.

Atualmente, o Colégio Cardinalício é constituído por 199 cardeais: 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles auxiliam o papa nas decisões mais importantes para a vida da Igreja e, havendo a necessidade, elegem um novo pontífice, em caso de morte ou renúncia.

Novo secretário

Natural de Sertãozinho (SP), dom Ilson é arcebispo titular de Capocilla, na Mauritânia, e ocupa o cargo de secretário da Congregação dos Bispos.

O novo secretário do Colégio Cardinalício é formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Dom Ilson recebeu a ordenação presbiteral em 18 de agosto de 1989. Estudou Direito, Economia e Filosofia, em Ribeirão Preto (SP). Cursou Teologia na Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2008 começou a trabalhar na Congregação para os Bispos e, em 13 de maio 2011, foi nomeado capelão.

Companhia de Jesus celebra 200 anos de restauração em 2014

Santo Inácio de Loylola
A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola em 15 de agosto de 1534. Após mais de dois séculos de profundo vigor, a Ordem foi perseguida por dinastias francesas, portuguesas e espanholas, que queriam reduzir a influência dos religiosos, principalmente dos jesuítas. Assim, em 21 de Julho de 1773, a Companhia foi supressa em todo mundo pelo Papa Clemente XIV.

No entanto, a extinção canônica da Companhia não conseguiu sufocar o Espírito que está na origem da sua existência. Apesar de supressa, a Companhia de Jesus se manteve viva graças a sua presença no Oriente, sendo restaurada canonicamente, em 1814, pelo Papa Pio VII.

“A Companhia não precisou ser refundada, porque o Espírito, herança dos Exercícios Espirituais, permanecia nos jesuítas da Rússia e na partilha dos que viviam no anonimato, quem sabe, nutrindo a esperança de ver a justiça triunfar sobre o ódio que motivou a extinção da Companhia de Jesus. Essa foi a razão pela qual nós escolhemos o lema ‘Dois períodos de uma mesma história, num mesmo Espírito’, para marcar, no Brasil, as comemorações do bicentenário da restauração da Companhia de Jesus”, afirma padre Carlos Contieri, SJ, coordenador das comemorações do Bicentenário.

Simpósio
Brasil: Jesuítas evangelizaram os índios após a 
colonização portuguesa
Entre as atividades comemorativas, um simpósio nacional sobre os aspectos históricos, políticos e sociais da Congregação será promovido de 08 a 10 de maio, em São Paulo (SP), pela Província do Brasil da Companhia de Jesus.

A abertura das Conferências e Mesas redondas contará com a presença de padre Alfonso Carlos Palacio Larrauri, Provincial do Brasil, doutor José Eduardo Franco, da Universidade de Lisboa, entre outros importantes representantes e estudiosos.

Como resultado dos trabalhos apresentados e dos debates realizados durante o Simpósio, está prevista a publicação de um livro em agosto de 2014, mês de comemoração da restauração da Companhia de Jesus.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Primeiro consistório do Papa Francisco debaterá o tema da família

Durante o anúncio dos novos cardeais, no domingo, 12, o Papa Francisco disse que reunirá o Colégio Cardinalício para debater o tema da família. O consistório está marcado para o dia 22 de fevereiro, no Vaticano, data em que se celebra a Festa da Cátedra de São Pedro. Na cerimônia, os nomeados receberão o título, o capelo e o anel.

Entre os 19 cardeais nomeados, estão dom Lorenzo Baldisseri que por quase dez anos foi núncio apostólico no Brasil e o brasileiro, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).

Este será o primeiro consistório de Francisco com a presença dos novos cardeais. A última convocação para a criação de cardeais foi em novembro de 2012, pelo papa emérito Bento XVI. “Rezemos pelos novos cardeais a fim de que, revestidos da virtude e do sentimento do Senhor Jesus, o Bom Pastor, possam ajudar cada vez mais eficazmente o bispo de Roma no seu serviço à Igreja Universal", disse o papa Francisco aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Evangelização da família
Nos dias anteriores ao Consistório, 20 e 21 de fevereiro, o papa com todos os cardeais irão refletir sobre a realidade da família. A iniciativa de Francisco antecede os trabalhos do Sínodo dos Bispos que será realizado de 5 a 19 de outubro, durante o qual serão abordados os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização. No ano passado, o papa enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” do próximo sínodo com 35 questões sobre a família, esperando contar com as contribuições das comunidades.

No domingo, 23 de fevereiro, o papa presidirá a celebração da missa com os novos cardeais. Conheça os nomeados:

1 – Dom Pietro Parolin, secretário de Estado.
2 – Dom Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.
3 - Dom Gerhard Ludwig Muller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
4 – Dom Beniamino Stella, prefeito da Congregação per o Clero.
5 – Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster (Grã Bretanha).
6 – Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua (Nicarágua).
7 – Dom Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá).
8 – Dom Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjã (Costa do Marfim).
9 – Dom Orani João Tempesta, O.Cist., arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil).
10 – Dom Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perúgia-Città della Pieve (Itália).
11 – Dom Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina).
12 – Dom Andrew Yeom Soo jung, arcebispo de Seoul (Coreia).
13 – Dom Ricardo Ezzati Andrello, S.D.B., arcebispo de Santiago do Chile (Chile).
14 – Dom Philippe N. Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou (Burquina Faso).
15 – Dom Orlando B. Quevedo, O.M.I., arcebispo de Cotabato (Filipinas).
16 – Dom Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti).

O Papa também criou cardeal 3 arcebispos eméritos:

1 – Dom Loris Francesco Capovilla, arcebispo emérito de Mesembria.
2 – Dom Fernando Sebastián Aguilar, C.M.F., arcebispo emérito de Pamplona.
3 – Dom Kelvin Edward Felix, arcebispo emérito de Castries

Colégio Cardinalício

De acordo com informações do Vaticano, o papa seguiu a regra dos 120 cardeais eleitores com menos de 80 anos, nomeando 16 novos eleitores. São arcebispos ou bispos residenciais de países diferentes. O Brasil possui importante representatividade no Colégio Cardinalício e passará a ter 10 cardeais. Atualmente, são quatro eleitores: dom Raymundo Damasceno Assis, dom João Braz de Aviz, dom Cláudio Hummes e dom Odilo Pedro Scherer. Cindo não-eleitores: dom Geraldo Majella Agnelo, dom Serafim Fernandes de Araújo, dom Paulo Evaristo Arns, dom José Freire Falcão e dom Eusébio Oscar Scheid.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Setor Jovem atrai jovens para Santa Clara no "Na Onda de Cristo"

O Setor Jovem da Paróquia São Francisco de Paula, realizou neste sábado (11), o evento "Na Onda de Cristo", na praia de Santa Clara.
O principal objetivo do evento é a evangelização, garantindo um Verão com qualidade para a juventude de São Francisco de Itabapoana e os turistas que a cidade recebe nesta época do ano.
Nesta 1ª Edição o evento começou com Santa Missa às 18 Horas, e logo após a noite seguiu com muita música. com a participação de DJ'se Ministérios de Música regionais. Houve também a apresentação do Teatro "Nossa Missão" Grupo ArtServir.
O "Na Onda de Cristo" encerrou com a Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento.

Papa Francisco anuncia 19 novos cardeais; Brasileiro está entre os nomeados

Papa Francisco anunciou hoje(12) após a oração do Angelus, que no próximo 22 de fevereiro presidirá o Consistório no qual criará 16 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. No dia 23, haverá uma solene concelebração eucarística com os novos cardeais.


"Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo à Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une as que já desenvolvo", disse dom Orani em entrevista ao site da arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dom Orani nasceu em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, em 1950. Ele foi nomeado arcebispo do Rio de Janeiro em 27 de fevereiro de 2009, pelo Papa emérito Bento XVI, recebendo o pálio das mãos do então pontífice em 29 de junho de 2009. Já em 2013, Dom Orani foi anfitrião de Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comentou a nomeação em uma rede social, destacando que mesmo quem não é católico tem enorme respeito e admiração pelo religioso, e finalizou sua declaração com “Viva D. Orani!”.

É a primeira vez que Francisco anuncia nomes para este cargo. A função dos cardeais é auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo cargos na Cúria Romana e participando da administração da Igreja.

Paróquia realizou neste sábado Assembleia Paroquial

A Paróquia de São Francisco de Paula realizou na manhã deste sábado (11) a sua Assembleia Paroquial, reunindo as forças vivas da Igreja para avaliar e planejar a caminhada pastoral. A Assembleia foi realizada na Igreja Matriz e contou com cerca de 60 pessoas, sendo elas representantes das pastorais, dos movimentos e das comunidades rurais.
O inicio da reunião deu-se com o café da manhã e logo em seguida Padre Lucas, nosso pároco, falou sobre novas medidas que serão adotadas a partir do ano de 2014. 

São elas:
1ª) Toda e qualquer inscrição para Batismo só será feita, a partir de segunda-feira, na Secretaria Paroquial, e não mais nas comunidades, e deverá ser feita com uma semana de antecedência, salve algumas situações.

2ª) Formação de equipes de Liturgia, a nível paroquial, e assim, a reciclagem das que existem.

3ª) Incentivo da Catequese Crismal nas comunidades.

4ª) Formação de equipes do Dízimo, nas comunidades, e a importância na transparência nas contas das comunidades.
Logo depois, Padre Gilmar, pároco da Igreja Santa Teresinha, em Campos dos Goytacazes, coordenador de Pastoral da Diocese de Campos e membro do Conselho Presbiteral, palestrou sobre o Documento da CNBB.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Paróquia realiza, neste sábado, Assembleia

Nossa Paróquia São Francisco de Paula, realiza no próximo Sábado (10), às 9 horas da manhã, Assembleia a nível paroquial para nos reuniremos, e assim, avaliarmos o ano de 2013 em nossa paróquia, bem como para planejar este ano que se inicia.

O palestrante será o Padre Gilmar, pároco da Igreja Santa Teresinha, em Campos dos Goytacazes, coordenador de Pastoral da Diocese de Campos e membro do Conselho Presbiteral. Ele falará sobre o Documento da CNBB.

Nosso Pároco, Padre Lucas, ressalta a importância do comparecimento à Assembleia e convoca todos os movimento e pastorais.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Papa Francisco anuncia viagem à Terra Santa

Com o objetivo de comemorar o histórico encontro com o papa Paulo VI e o patriarca de Constantinopla, Atenágoras, ocorrido em 5 de janeiro de 1964, o papa Francisco visitará a Terra Santa, de 24 a 26 de maio. O papa passará por Amã, Belém e Jerusalém. “No Santo Sepulcro celebraremos um encontro ecumênico com todos os representantes das igrejas cristãs de Jerusalém e com o patriarca Bartolomeu, de Constantinopla”, explicou Francisco durante o anúncio, neste domingo (05), desta sua segunda viagem internacional.

No dia 24, segundo o patriarca latino de Jerusalém, dom Fouad Twal, e o núncio apostólico na Jordânia, dom Giorgio Lingua, o papa Francisco se reunirá com um grupo de refugiados sírios e com algumas pessoas da comunidade local.

“Com simplicidade e humildade, o papa Francisco vem para pedir paz e diálogo num momento em que esta região sofre por causa de complicações políticas e ataques contra a dignidade humana. Esperamos que com seu apelo à paz esta visita anime a Jordânia em seu esforço pela paz e a justiça, particularmente na Palestina, na atenção aos refugiados sírios e nas iniciativas para preservar a identidade árabe do cristianismo e afirmar a rejeição de toda violência e ataque aos lugares santos e à dignidade humana”, afirmou dom Twal em entrevista coletiva à imprensa, ocorrida ontem, logo após o anúncio do papa.

De acordo com dom Giorgio Lingua, o papa Francisco será recebido pelo rei Abdallah, no Palácio Real, onde fará um discurso, em particular, aos muçulmanos. O papa presidirá missa no estádio de Amã e visitará o lugar do Batismo de Jesus, na margem oriental do Rio Jordão. Em seguida, jantará com os pobres e refugiados sírios.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Papa Francisco publica seu primeiro tuíte de 2014

Nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro, foi o dia do primeiro tuíte de Papa Francisco em 2014. Ele foi publicado às 7h da manhã nos perfis do pontífice no Twitter.

Em sua primeira mensagem do ano nas redes sociais, Francisco diz o seguinte: “Deus não Se revela na força nem no poder, mas na fraqueza e vulnerabilidade de um recém-nascido”.
A mensagem chegou a mais de 11 milhões de pessoas em todo o mundo, já que o número de seguidores do pontífice no Twitter já ultrapassou essa marca.

Ao todo, o perfil de Papa Francisco pode ser acompanhado em nove idiomas. O perfil em português pode ser acessado aqui.

Contribuição do Papa Francico chega às contas da JMJ

O Papa Francisco reconheceu o grande trabalho do Comitê Organizador Local para a realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Foi a primeira viagem internacional e primeiro retorno a América Latina após o início de seu Pontificado. No Rio, encontrou uma Igreja jovem, viva e atuante, refletindo  o projeto da Nova Evangelização. Sensibilizado, ele demonstrou a intenção de contribuir com uma ajuda financeira para saldar parte dos investimentos da JMJ Rio2013, o que foi concretizado neste mês de janeiro.

A JMJ Rio2013 passou por auditoria independente da Ernst&Young que confirmou o déficit de R$ 91,3 milhões, registrado em 31 de agosto último. Após o evento, com a negociação com fornecedores, doações, campanha e a venda de um imóvel, o saldo da dívida com credores diminui para R$ 43,2 milhões, sendo R$ 20,28 milhões devidos a diversos fornecedores e R$ 22,92 milhões com despesas de alimentação.

Há um esforço local para saldar os compromissos financeiros. Os contratos ainda em aberto estão sendo renegociados e os valores pendentes devem ser quitados na medida em que os recursos estiverem disponíveis.

O Sumo Pontífice dispôs a contribuição de R$ 11,7 milhões, com a finalidade de ajudar a cobrir parte das despesas da organização da Jornada. Em outubro, foi lançada a campanha de doações, que recebeu cerca de R$ 800 mil. Estes recursos foram aplicados na JMJ Rio2013.

A JMJ consolidou parcerias que resultaram no lançamento de quatro produtos (três DVDs e um CD). As vendas também serão fontes de recursos. Todos os investimentos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 estão sendo pagos com recursos próprios, o que inclui doações, inscrições, venda de patrimônio, licenciamento da marca.

Não houve qualquer aporte de dinheiro público, sendo inverídica a informação de que a Jornada teria recebido R$ 118 milhões dos Governos Federal, Estadual e Municipal. A participação da administração pública se deu para assegurar o funcionamento dos serviços públicos durante o evento.

A JMJ Rio 2013 marcou a mente e o coração de todos que assistiram e participaram desta grande feste de fé, solidariedade e alegria.