sábado, 12 de outubro de 2013

Papa Francisco consagrará o mundo ao Coração de Maria nesse domingo

A Jornada Mariana – que toda a Igreja está convidada a participar nos dias 12 e 13 de Outubro, por ocasião do Ano da Fé – contará com a presença da principal imagem da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima em Portugal. Imagem essa que traz na coroa de Nossa Senhora, a bala que feriu o Papa João Paulo no dia 13 de maio de 1981.

A programação oficial da Jornada foi divulgada nesta sexta(11) por Mons. Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização.

Programação
- Sábado 12

Pela manhã: peregrinação à tumba de Pedro.
Pela tarde: catequese do Papa Francisco.
15:00 (10:00 no Brasil) – Momento de reflexão e acolhida dos peregrinos na Praça de São Pedro.
16:00 (11:00 no Brasil) – Começará a peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelos vários setores da Praça de São Pedro. O peregrinos levarão lenços brancos para saudar a imagem
17:00 (12:00 no Brasil) – O Santo Padre Francisco receberá a imagem da Virgem e pronunciará a sua mensagem mariana.

Depois de um momento de oração, a imagem será levada ao santuário do Divino Amor, onde se rezará o terço em conexão com diversos santuários no mundo, seguido de uma vigília de oração que se prolongará durante toda a noite.

Nove santuários estarão conectados ao vivo para a oração do terço e o começo da vigília.

Da América latina: Aparecida no Brasil, e Lujan na Argentina. Da Europa: Lourdes na Francia e Czestochowa na Polônia e Banneux na Bélgica. Além de Nazaré em Israel, Nairobi na Kenya, Akita no Japão, Vailankanny na Índia e Washington.

- Domingo 13

Pela manhã: a imagem de Nossa Senhora retorna ao Vaticano para peregrinar pela praça.

9:30 (4:30 no Brasil) – Santa missa presidida pelo santo padre. Ao final da mesma o Papa consagrará o mundo à Nossa Senhora, e terminará com o Angelus.

Consagração do mundo à Nossa Senhora e as conexões com os vários santuários
O diretor da universidade “Marianum”, em Roma, padre Salvatore Perrella, disse que não é a primeira vez que um Papa consagra o Mundo à Nossa Senhora, ainda que é a primeira vez que um Papa se consagra à Nossa Senhora.

Mons. Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização destacou que interpreta o termo “consagrar” como “confiar”. “O Papa – disse o prelado - confiará à Maria, (affidamento), fará um ato de colocar sob a proteção” que significa que “em primeiro lugar coloca sob a Sua proteção a Igreja”.

Este evento mundial coincide também com a festa de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. “Esperamos para o evento 150 mil peregrinos”, disse padre Domingo Savio da Silva, reitor do Santuário, sublinhando que "estamos nos preparando com muita alegria, para entrar em conexão ao vivo com o santuário do Divino Amor em Roma". O último ato oficial de Aparecida será uma missa celebrada às 21h, horário do Brasil, e que será transmitida ao vivo pela TV Aparecida.

Pe. Carlos Cabecinha, reitor do Santuário de Fátima, em Portugal, também disse que “o pedido veio do desejo do Papa de ter em Roma a imagem da Virgem de Fátima, para a Jornada Mariana deste Ano da Fé, uma imagem de Nossa Senhora que fosse expressão, da devoção mariana do Universo católico”.

Dom José Policarpo, então patriarca de Lisboa já tinha consagrado o pontificado do Papa Francisco no dia 13 de Maio desse ano à pedido do mesmo pontífice. “Consagrar a Nossa Senhora o ministério do Papa significou entregar com confiança à Maria o Papa Francisco para que ela o ajude, o proteja e o guie”, disse Pe. Cabecinhas.

A consagração da Rússia e do mundo ao coração de Maria foi realizada várias vezes por Pio XII, mas “foi João Paulo II – relatou o Pe. Cabecinhas - que em 1984, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Roma, consagrou o mundo e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, em união com os bispos de todo o mundo.

Mais tarde a vidente Lucia confirmou que esse ato de consagração foi realizado em consonância com o pedido de Nossa Senhora”. Depois no ano 2000 o Papa João Paulo II consagrou o novo Milênio da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário