terça-feira, 22 de outubro de 2013

22 de Outubro: Memória Litúrgica do Beato Papa João Paulo II

Papa João Paulo II em Natal, Rio Grande do Norte, em visita ao Brasil, em 1991
Celebramos no dia 22 de outubro a liturgia do Beato Papa João Paulo II. Trata-se de uma memória, isto é, de uma categoria de celebração que vem depois das solenidades, festas e memórias obrigatórias. Mesmo assim, João Paulo II certamente será lembrado em todas as Eucaristias e Liturgia das Horas de todo o mundo, porque após 27 anos como Papa, deixou uma marca profunda na história recente e no coração dos católicos.

Ainda ressoam em nossos ouvidos sua voz forte na homilia de inauguração do seu pontificado: “Não tenham medo! Abram, melhor, escancarem as portas a Cristo!” E foi o que não lhe faltou como Papa: coragem, determinação e uma fé profunda para liderar não somente a Igreja, mas para indicar os caminhos da liberdade e da paz para toda a humanidade.

Por isso, na Missa em sua memória a oração da coleta nos faz suplicar: “concedei-nos abrir nossos corações com confiança à graça salvadora de Cristo, único Redentor do homem.” A primeira Leitura, da I carta aos Tessalonissences 2,2b-8 quase que coloca nos lábios de João Paulo II a afirmação de São Paulo: “Irmãos, tivemos a coragem em nosso Deus de anunciar-vos o Evangelho de Deus em meio a muitas lutas... Desejávamos dar-vos não somente o Evangelho, mas a nossa própria vida, porque vos amamos muito.”

Quem não se recorda do atentado no dia 13 de maio de 1981 que quase lhe custou a vida? E das suas incansáveis viagens apostólicas para levar sua presença de Pai e Pastor a todos os cantos do mundo? Em seus últimos anos, num testemunho admirável de resistência, quando o corpo já se debilitara ao máximo, João Paulo II, agarrado ao seu báculo, ainda tentava caminhar à frente do seu rebanho.

Eis porque o Salmo responsorial 22 pode cantar: “O Senhor é o meu Pastor, nada me falta” E o Evangelho da Missa, tirado de João 21,15-17, retoma o diálogo entre Pedro e o Senhor Ressuscitado: “Simão, filho de João, tu me amas?...Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. E a missão na qual Pedro foi confirmado por Jesus foi a mesma de João Paulo II: “Apascenta os meus cordeiros...Apascenta as minhas ovelhas”.

No dia 27 de abril de 2014 o Papa Francisco o declarará santo, junto com o Beato Papa João XXIII. Assim a Igreja nos dá a certeza de que João Paulo II foi não somente um bom pastor nesta terra, mas que continua sendo um intercessor junto à Trindade santa em favor de todos nós.Eis porque o Salmo responsorial 22 pode cantar: “O Senhor é o meu Pastor, nada me falta” E o Evangelho da Missa, tirado de João 21,15-17, retoma o diálogo entre Pedro e o Senhor Ressuscitado: “Simão, filho de João, tu me amas?...Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. E a missão na qual Pedro foi confirmado por Jesus foi a mesma de João Paulo II: “Apascenta os meus cordeiros...Apascenta as minhas ovelhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário