terça-feira, 8 de abril de 2014

Reflexão: Cinco luzes na vida do cristão

A luz física. É a primeira obra do Criador, a primeira criatura. Esta luz ilumina, aquece e transforma. O caos inicial transformou-se em cosmos, em beleza, harmonia e esplendor, graças à luz. Assim, a luz do sol, da lua, das estrelas, da aurora, da lamparina, da eletricidade, do laser, etc, são uma força, uma energia, um dínamo que move prótons e elétrons, move a vida e o universo. É preciso ver o Criador nas criaturas.

Nós podemos ser pessoas iluminadas, irradiantes, transformantes. Devemos ser do dia e não das trevas. Andar na claridade ou na escuridão, na transparência ou na obscuridade isso depende de nós. Quem pratica o bem está na luz, torna-se luz. Um bom conselho é luz para os irmãos. Uma pessoa positiva é portadora da luz, de ânimo, de entusiasmo, de esperança. Os valores, as ideias, os bons projetos são luzes. Somos luzeiros, tochas acesas, fogo ardente. É preciso incendiar o mundo com o bem, a verdade, a justiça e a paz.

A luz divina. É o Espírito Santo. Luz do alto, fogo que desce do céu. Esta luz conduz a história, transforma vidas, dilata corações, abre as mentes, age nas consciências. O Espírito Santo é luz do mundo que potencializa a luz natural e a ultrapassa porque renova a face da terra, consola os aflitos, defende os fracos, atua nos pobres, conduz a humanidade no seu desenvolvimento.

A luz da fé. Ela é professada nos doze artigos do Credo. Começa como centelha, mas, torna-se labareda, incêndio, calor. Graças à luz da fé superamos cegueiras, idolatrias, ateísmos, indiferenças, incredulidades. Pela luz da fé podemos ver e ouvir a luz que vem da Palavra de Deus e a luz do sacrário. A fé é luz porque ilumina nossos caminhos, decisões, horizontes e direção. Pela luz da fé encontramos sentido para a vida e resposta para as interrogações, as dúvidas, os medos. Pela fé vemos, ouvimos, obedecemos e tocamos em Deus. Abandonamos veredas, labirintos, desvios e somos conduzidos na direção e estrada certa. Pela fé olhamos a realidade com os olhos de Deus. A luz da fé brilha sete vezes mais que a luz do sol.

A luz das boas obras. Quem ama o próximo está na luz. Quem odeia está nas trevas. Nossas boas obras são luzes que glorificam a Deus, e promovem os outros. Esta luz não se apaga. O bem, as boas obras, o amor, não morrem, não desaparecem. Tudo o que doamos ninguém pode nos roubar. As boas obras são imortais e os bons são luzes imorredouras. Pelas boas obras somos luz do mundo.

A luz eterna. Deus é luz. Jesus é luz da luz. Deus habita em luz inacessível. Há um desejo inato em cada ser humano de ver a luz que é o rosto de Deus. Ver Deus face a face é a experiência mais atraente, transformante e esplendorosa da pessoa humana. Ouvido algum ouviu, olho algum viu, coração algum sentiu o que Deus preparou para os que o amam. Graças à ressurreição participaremos da luz eterna. No céu veremos, amaremos, louvaremos, intercederemos, conviveremos na luz de Deus e dos santos, dos eleitos, dos salvos. Nosso corpo será todo luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário