sábado, 5 de abril de 2014

Papa Francisco recebe documento sobre realidade dos indígenas no Brasil

O presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo do Xingu (AM), Dom Erwin Kräutler, foi recebido em audiência pelo Papa Francisco, nesta sexta-feira, 4, no Vaticano.

Acompanhado do assessor teológico do Cimi, Paulo Suess, Dom Erwin entregou um documento ao Papa que trata das violações aos direitos indígenas no Brasil.

De acordo com o Cimi, foram apresentados ao Papa casos de violência em que estão submetidos os povos indígenas. “Grupos políticos e econômicos relacionados com a agroindústria, a mineração e construtoras, com apoio e participação do governo brasileiro, tratam de revogar os direitos territoriais dos povos indígenas”, diz trecho do documento entregue ao Papa.

Os representantes destacaram questões referentes a diversos povos indígenas brasileiros que tiveram terras invadidas, como os Tupinambá, no sul da Bahia; que sofrem sem assistência médica, como os índios do Vale do Javari, no Amazonas; e que são afetados pelos impactos de grandes empreendimentos, como o da Usina de Belo Monte, no Pará.

Atualmente, como explica Dom Erwin, 519 empresas causam impactos a 437 terras pertencentes a 204 povos indígenas. “Muitos deles se encontram em grande risco de destruição por causa de projetos hidrelétricos, de mineração e desflorestamento causado pela criação de gado e plantação de soja”, conta.

Os representantes do Cimi entregaram ao Papa publicações e estudos sobre as denúncias que levaram ao Vaticano. Segundo Dom Erwin Kräutler, o Papa Francisco demonstrou atenção, preocupação e sensibilidade com as questões.

Conforme o Cimi, na Amazônia brasileira vivem cerca de 90 grupos em situação de isolamento, livres, sendo que no mundo esta é a região com a maior quantidade de povos ainda sem contato com a sociedade que os envolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário