quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Na abertura do Consistório, Papa pede pastoral “inteligente, corajosa e cheia de amor”

Teve início nesta quinta-feira (20), no Vaticano, o Consistório Ordinário que refletirá sobre questões da família moderna. O encontro reúne 185 cardeais, incluindo os que serão criados no próximo sábado (22). Papa Francisco abriu o encontro pedindo que o prelado faça uma reflexão fundada na valorização da família e em uma “pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor”.

“Nestes dias, refletiremos especialmente sobre a família, que é a célula fundamental da sociedade humana”, disse o Papa.

O Santo Padre destacou que Deus abençoou o homem e a mulher para que “fossem fecundos”, e gerando filhos constituíssem uma família “reflexo de Deus, Uno e Trino”.

Indicando o rumo das discussões, o Papa pediu para os cardeais aprofundarem a teologia da família e as ações pastorais que devem ser implementadas considerando a realidade atual.

O Pontífice pediu ainda que os cardeais discutam as questões a respeito da família com profundidade e considerem realidades essenciais e não acessórias para não diminuir o nível das reflexões.

Ao final, exortou o prelado que é preciso valorizar o “plano luminoso de Deus para a família” e que a família seja acompanhada por uma pastoral “inteligente, corajosa e cheia de amor”.

“Hoje, a família é desprezada, é maltratada, pelo que nos é pedido para reconhecermos como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; reconhecermos como isso é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade. É-nos pedido que ponhamos em evidência o plano luminoso de Deus para a família, e ajudemos os esposos a viverem-no com alegria ao longo dos seus dias, acompanhando-os no meio de tantas dificuldades. Também com uma pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor”, finalizou.

O encontro seguiu com a palavra do presidente emérito do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper sobre o ‘Evangelho da Família’.

As reflexões continuam na sexta-feira (21) com outras conferências temáticas.
Cardeal Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, chega junto com o Papa Francisco para abertura do Consistório

Nenhum comentário:

Postar um comentário