quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Papa cria comissão para proteção de menores vítimas de abusos

O Papa Francisco decidiu criar uma Comissão para Proteção de Menores para dar apoio pastoral às vítimas de abusos sexuais. A comissão tem a finalidade de aconselhar o Papa sobre o compromisso da Santa Sé nos casos que envolvem a Igreja Católica.

O anúncio foi dado pelo cardeal Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, durante coletiva realizada nesta quinta-feira (05) pela Sala de Imprensa da Santa Sé na conclusão do encontro do conselho de cardeais que acontece desde terça-feira (03).

A Comissão terá como tarefa informar o Papa sobre os programas existentes para a proteção de menores, formular sugestões para novas iniciativas por parte da Cúria Romana e propor nomes para a concretização das novas ações, incluindo leigos, religiosos, religiosas e sacerdotes com competências na segurança de crianças, relacionamentos com as vítimas, saúde mental e na aplicação das leis.

A composição e as competências da Comissão serão indicadas de forma mais completa pelo Santo Padre com um documento específico.

O próximo encontro do conselho de cardeais será realizado nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, antes do consistório do Colégio Cardinalício, programado para os dias 20 e 21, e do consistório para a criação de novos cardeais no dia 22, festa da Cátedra de São Pedro, e a solene celebração dos novos purpurados prevista para dia 23. Nos dias 24 e 25 de Fevereiro, acontece ainda a reunião da secretaria do Sínodo dos bispos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário