quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Conheça o simbolismo da árvore de Natal

Muitas famílias ao redor do mundo costumam montar anualmente a árvore de Natal. Esta tradição é mais antiga do que o Cristianismo, não sendo restrita apenas a uma região.

A árvore de Natal está carregada de simbolismos que caracterizam ainda mais o espírito natalino. Só que, na maioria das vezes, a admiramos sem compreender os diferentes significados presentes em seu formato, em sua cor e na disposição dos enfeites.

A árvore conífera
A forma da árvore de Natal é sempre o de uma conífera; um típico pinheiro. As coníferas representam um cone, que seria uma espécie de triângulo em rotação onde Deus é representado no vértice e a natureza ao longo de toda sua base. No total, é a representação da origem, da manifestação da natureza e do símbolo da vida.

Já sua cor verde representa a esperança, alegria e renovação.





A estrela
No topo das árvores vai uma estrela de cinco pontas que é chamada de Estrela de Belém. Sua simbologia remete à “Cumeeira do Céu”, ou seja, seu ápice.

Ela está ligada a origem do Criador.


Os enfeites
As tradicionais bolas de Natal e os demais enfeites que costumamos pendurar nas árvores representam os frutos que nos alimentam e a fartura.

Já os presentes que, na maioria das vezes, depositamos no pé da árvore, é uma maneira de demonstrar a solidariedade e afetividade humanas. Seu princípio se baseia em “dar sem receber nada em troca”. Infelizmente, no mundo de hoje, influenciado por um modelo econômico que incentiva o consumismo, o princípio solidário acaba se perdendo.


Por isso, é importante que se compreenda e que se mantenha o verdadeiro espírito do Natal, promovendo, nesta época, reflexões que incentivem a tradição e o amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário