quinta-feira, 30 de junho de 2016

Bispo de Campos defenderá direito à saúde pública no Senado Federal

"Estou representando a CNBB como Bispo Nacional da Pastoral da Saúde”, afirma Dom Roberto



O bispo da Diocese de Campos  e referencial da Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Roberto Francisco Ferrería Paz, participará de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, no Senado Federal, na próxima terça-feira(05). Na ocasião, o bispo vai compor uma mesa técnica que abordará o tema “Falta de funcionamento do SUS, na visão do povo”. 

Dom  Roberto viaja na próxima segunda, com objetivo de repassar o posicionamento da pastoral, baseado na Assembleia Nacional, apresentando a declaração de bispos do Estado do Rio sobre a situação da saúde no Brasil.

— Pretendo fazer uma defesa do SUS a partir do direito à saúde integral e universal como respeito à cidadania a ter pleno acesso ao bem estar definindo a saúde não como ausência de doença, mas um estado de harmonia corporal, mental ambiental e espiritual. Estou representando a CNBB como Bispo Nacional da Pastoral da Saúde — afirmou o bispo.

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".

Histórico
As Pastorais Sociais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram em dezembro do ano passado, da marcha em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que teve início em frente à Catedral de Brasília, com o objetivo de reafirmar a saúde como direito humano garantido pela Constituição. Os bispos entendem que “há muito tempo o sistema público de saúde é alvo de ameaças, com recursos que querem sua redução ou mesmo outras investidas que tentam acabar com direitos sociais”.


CNBB / Diocese de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário