domingo, 24 de janeiro de 2016

Assembleia Paroquial realizada neste sábado (23)

Com o objetivo de planejar o ano de 2016, em relação a agenda e diretrizes, a Paróquia São Francisco de Paula realizou na manhã deste sábado (24), a Assembleia Paroquial. O encontro que reuniu cerca de 60 representantes de comunidades, inclusive da Matriz — cada comunidade deveria ser representada por um tesoureiro, um representante da juventude e outro da Pastoral do Batismo —  começou com café da manhã e depois seguiu com duas palestras, uma sobre o Ano da Misericórdia e outra a Pastoral do Batismo. Padre Lucas, em sua fala, ressaltou a precaução que a Igreja tem, sobretudo em anos eleitorais, de não servir como meio de promoção de candidatos. Ele também citou a campanha "10 Medidas contra a Corrupção", uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Ministério Público Federal (MPF).

Logo após o café da manhã, realizado através de partilha, os representantes das comunidades dos quatro setores (São Francisco de Paula - Dom Bosco - São Pio - Santa Terezinha), em que a Paróquia é dividida, participaram da palestra "Ano da Misericórdia", ministrada pelo coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Gilmar dos Prazeres Silva. O sacerdote destacou que a Misericórdia deve ser uma meta na vida dos cristãos.

Posteriormente, Padre Lucas salientou que, as comunidades, ao longo deste ano, devem dar prioridade, mais do que nunca, a parte religiosa das festas de seus respectivos padroeiros, uma vez que, segundo ele, candidatos podem usar a imagem da Igreja para tentarem se promover.

— Não podemos nos deixar levar pela questão politiqueira. É um perigo! Nós não vamos fazer isso! — enfatizou.

Nosso pároco também relembrou aos presentes que, todo ofício, a ser entregue na Prefeitura, antes deve passar pela Secretaria Paroquial para ser assinado por ele. Quanto a Pastoral do Batismo, o sacerdote informou que cada setor da Paróquia recebeu um sacramentário. Ele disse ainda que, cada comunidade, onde são realizados batizados, já devem providenciar o Círio Pascal.

As coordenadoras da Pastoral do Batismo, Nilma e Elma, informaram que o primeiro encontro de formação e aprofundamento para os agentes da pastoral vai acontecer na Matriz, no dia cinco de Março das 13h as 16h.

Campanha "10 medidas contra a corrupção"

O Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, em seu artigo publicado no site da CNBB, em novembro do ano passado, disse que essas "10 medidas contra a corrupção acrescentadas a ficha limpa, proibição de financiamento empresarial e doações anônimas nas campanhas eleitorais infligirá uma pesada derrota nos vampiros da corrupção".

Ele destacou ainda que, "trata-se de criminalizar o enriquecimento ilícito dos agentes públicos, defendendo não só os direitos dos réus mas das vitimas e do interesse público. Mais quer se gerar uma cultura de prevenção e transparência, protegendo as fontes de informação".

Nosso bispo concluiu o artigo dizendo que, "só assim desencorajaremos os canalhas que debocham do povo roubam o patrimônio público e inviabilizam o exercício dos direitos sociais. Cidadania é questão de vigilância, controle e defesa dos bens públicos tendo tolerância zero com a corrupção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário