sábado, 27 de junho de 2015

Catequese: O que é o dom de cura?

Para a cura acontecer, é preciso ter fé e estar aberto à ação de Deus


O Espírito quer se manifestar em nós, que somos membros do Corpo de Cristo, para levar a cura àqueles que dela precisam. Geralmente, pensamos que a cura é algo extraordinário, mas não é. Para o povo cristão, a cura que vem de Jesus é algo normal, ordinário. O problema é a nossa fé que esfria.


Se o Senhor não tem realizado curas, milagres, prodígios e sinais no meio de Seu povo, é porque este não tem acreditado n’Ele. De nada adianta o médico receitar um bom remédio ao doente, se, ao chegar em casa, ele fizer o inverso do que foi indicado: é proibido beber, mas bebe; fumar, mas fuma; fazer esforço, mas pratica esportes; é proibido ficar no sereno, mas, além de desobedecer essa recomendação, toma chuva e se joga na piscina. É aconselhável que deite cedo, porém, fica até de madrugada fora de casa. O mesmo ocorre com o Senhor: Ele quer curar Seu povo, mas este, infelizmente, é rebelde e age contra Suas leis e mandamentos, perdendo-se pelos descaminhos da vida. Para sermos curados pelo Senhor e nos conservados em plenitude de saúde é importante andarmos nos Seus caminhos.

A maioria de nossas doenças são chamadas “psicossomáticas”. São consequências de preocupação, ansiedade, angústia, ressentimento, rancor, de nossos erros e de nossa vida desviada dos caminhos do Senhor; causam problemas de estômago, vesícula, rim, coluna, dor de cabeça, problemas respiratórios, pressão alta ou baixa.

O dom de cura e o dom da fé estão ligados. Por acreditarmos, oramos pelas pessoas como Jesus nos ordenou: “Em qualquer casa onde entrardes, dizei: Paz a esta casa! Se ali houver algum doente, orai por este doente. Recebestes de graça, de graça dai”. E o Senhor garante: “E a oração da fé salvará o enfermo. E o Senhor o levantará”.

Jesus não apenas mandou fazer, mas deu o exemplo. Os apóstolos presenciavam Jesus fazer o constantemente isso. Quando Ele chegou à casa de Pedro e viu que sua sogra estava doente, com uma febre altíssima, orou por ele com expectativa, e a cura aconteceu. Era assim constantemente, e os apóstolos aprenderam. Quando foram enviados dois a dois de volta, eles contaram as maravilhas que o Senhor realizara.

Façamos isso: orar pelas pessoas para que sejam curadas. Não esperemos unir uma plateia para começar. Comecemos em casa, pelas crianças, porque elas são muito sensíveis, não têm pecado nem barreiras. A cura acontece muito facilmente nelas. Cresceremos na fé, orando e vendo a cura se realizar. Acreditaremos ao perceber que o Senhor cura por meio de nós. Ele quer que acreditemos nisso. Não somos nós que vamos curar, uma vez que o próprio dom de curar as doenças vem do Espírito Santo. É o Espírito quem cura; somos apenas seus instrumentos.

Não tenhamos receio; vamos começar orando pelas crianças, em casa. Por que não rezar o marido pela mulher e a mulher pelo marido, para serem ambos curados? Dormem juntos, por que não rezar um pelo outro? Não é preciso se envergonhar. O casal deve rezar; assim, o Senhor fará maravilhas. Quando houver vizinhos doentes, devemos visitá-los. Quando as coisas são feitas com simplicidade, elas funcionam. Portanto, ore com simplicidade e expectativa.

Tudo se faz em oração. É ela que leva à cura. Baseado em São Paulo, Dom João Evangelista Martins Terra explica que “cada cura é um carisma especial”. Jesus, porque ama aquela pessoa, derrama o Seu Espírito sobre ela, dá um carisma especial, para que aquela pessoa seja curada.

Devemos agir de acordo com nossa fé. Ela será sempre do tamanho de um grão de mostarda. Mas, uma vez que Deus nos deu a fé, precisamos agir de acordo com ela. Devemos ir até Jesus, receber do Senhor o carisma e levá-lo a quem precisar. Façamos isso e asseguramos à pessoa doente que Ele quer curá-la.

Quando acreditamos, o impossível acontece. Não basta que eu acredite, por isso peço a Deus que todos acreditem e que lhes seja concedida a certeza de fé, para que todos ajam de acordo com ela, pois para Deus nada é impossível. O Senhor quer hoje que nós, por meio dos dons, dos carismas, sejamos os portadores da cura de Deus.


Oremos: “Obrigado, Senhor nosso Deus! Muito obrigado por tudo o que o Senhor faz, por tudo o que o realiza. Amém!

Monsenhor Jonas Abib

Nenhum comentário:

Postar um comentário