terça-feira, 21 de abril de 2015

Em missa, Dom Odilo destaca Concílio Vaticano II como tarefa atual da Igreja

O arcebispo de São Paulo e presidente do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa desta terça-feira, 21, em ação de graças aos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. A celebração eucarística foi concelebrada pelo arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, e pelo bispo emérito de Iguatu (CE), dom José Mauro Santiago, que foram padres conciliares.

Na homilia, cardeal Odilo Scherer recordou os mártires dos dias atuais ao lembrar o exemplo de Estevão. “Com palavras fortes, Estevão chamou à fé aqueles que não queriam crer em Jesus Cristo diante de todos os sinais da ressurreição. Os mártires de hoje proclamam, diante de tanto sofrimento, a mesma fé de Estevão”, disse.

Ao falar sobre o Concilio Vaticano II, o arcebispo de São Paulo ressaltou que este foi o maior acontecimento eclesial do século XX. “Celebramos hoje, em ação de graças pelo Concílio. Quantos frutos produziu”, acrescentou.

Para dom Odilo, o Concílio não deve ser lembrado como um fato do passado, como se fosse um momento histórico que vai se distanciando. “Permanece como uma tarefa sempre atual. É nossa constante tarefa acolher, assimilar, interpretar de maneira criativa o Concílio diante da nova realidade cinquenta anos depois. Não estivemos lá, mas somos herdeiros do Concílio e de sua tarefa confiada à Igreja”, afirmou.

“Somos nós os herdeiros desta bênção”, falou referindo-se ao encerramento das comemorações dos 50 anos do Concílio. “Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e nos fortaleça para manter viva a esperança que o Concílio trouxe. Que saibamos suscitar abundantes frutos para a vida da Igreja e do mundo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário