sábado, 22 de março de 2014

Vigiai e orai: É tempo para aprofundar a oração

A Quaresma é tempo para aprofundar a oração. O homem e a mulher quando estão de joelhos, atingem sua maior estatura, à altura de Deus com quem entram em relacionamento.

Não querer rezar, não saber falar com Deus e não procurar a oração é um grande prejuízo. A grandeza da oração não está nos sentimentos que ela pode provocar em nós nem nos resultados que podemos obter; Não está no fato de se agradável nem na capacidade de fazê-la bem. Tudo isso pode ocorrer, mas não é o necessário.

A grandeza da oração vem do encontro com Deus. Para falar da oração é preciso vivê-la. O encontro com Deus não é misterioso ou acessível só a privilegiados. Quem O procura encontra, pois Ele Se deixa encontrar. A própria busca da oração já é resultado de Sua presença.

Ninguém vai a Deus sem ser atraído por Ele. Por que temos dificuldades de rezar? Porque a oração não faz parte de nossa vida. Ela só será vital se costurarmos os fatos de nossa vida com Deus. Não se trata de colocar o carimbo de Deus em tudo, mas colocar tudo sob seu olhar, pois nos contempla. Colocar sob Seu olhar é fazer sua vontade. Aqui entra o diálogo com Deus.

A dificuldade é que não sabemos ver a realidade como base do diálogo. Um texto da Bíblia mostra Ezequias que vai ao templo e leva uma carta ofensiva que o rei da Babilônia lhe escrevera e lê para Deus como a dizer: Olha aqui o que ele escreveu! (2R 1914-19). Deus não sabe tudo o que acontece conosco? Sabe, mas não Lhe falamos ainda. É como a mãe que pergunta o filhinho qual a música que a professora ensinou. Se não houver a costura de nossa realidade com Deus, a oração perde o vigor. Vigiai e orai continua um mandamento não para gerar neurose, mas uma presença constante que nos leva a Deus.

Simão, orei por ti
Rezava muito. Lemos nos evangelhos que passava a noite em oração, que se levantava cedo para rezar, que O encontraram rezando. No Jardim das Oliveiras ele unia sua angústia à oração ao Pai.

Rezava também oração de seu povo. É muito bela a oração que João relata no capítulo 17 na oração sacerdotal. Reza pelos discípulos e depois por nós: “Não rogo somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim” (Jo 17,20).

Reza por Pedro: “Simão, Simão, Eis que Satanás pediu para vos peneirar como trigo; eu, porem orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça” (Lc 22,31-32). A costura de sua vida continua no alto da cruz quando une Seu abandono na súplica: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes!” (Mt 27,46). Ali é capaz de rezar o perdão: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34).

Rezar com o coração
S. Bento ensina a necessidade de a oração não ser só falação: “Em vão a boca trabalha se o coração não ora”.

E, “a mente esteja em sintonia com a voz”. Diz também que a oração seja breve. Pai não está aí para ouvir discursos. Mesmo as repetições que podem parecer monótonas não podem perder a dimensão interior.

Nesta costura do coração com o coração do Pai, a oração estará sempre correspondendo. Não podemos nos angustiar quando não damos conta nem compreendemos o que ocorre.

Paulo ensina: “Espírito socorre nossa fraqueza, pois não sabemos o que pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8,26). É o Espírito que une nossa oração ao coração do Pai. Não deixemos de rezar, pois, sem ela a vida perde a metade de sua grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário