domingo, 9 de março de 2014

Palavra do Pastor: Confira a Reflexão do Pe. Lucas sobre o 1º Domingo da Quaresma

“Não só de pão vive o homem”
Iniciamos o período da Quaresma com a disposição renovada de mergulhar em Deus, deixando-nos iluminar por suas palavras, questionando-nos sobre nossas atitudes e comprometendo-nos com uma nova vida.

Em seu desígnio de amor, Deus criou o ser humano em íntima união com a mãe terra. Em sua providência generosa, garante as condições de vida para todas as pessoas. Deu-nos a missão de cuidar de todas as coisas, sem cair na tentação de “comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal”, isto é, de entrar na ideologia do poder, que tende a dominar as pessoas e se apossar do que é de todos. É preciso respeitar a promover o princípio da soberania de Deus sobre todas as coisas e administrá-las com justiça, evitando todas espécie de exploração.

Durante toda a nossa, vida somos tentados a abdicar do compromisso com o projeto de Deus, deixando-nos levar por propostas diabólicas. Jesus nos ensinou o caminho da superação das tentações do poder em sua tríplice dimensão: econômica, política e religiosa. É claro que a economia, a política e a religião podem ser meios privilegiados para a construção do reino de justiça, paz e fraternidade no mundo, desde que sejam organizadas como serviço dedicado e honesto ao próximo, principalmente as pessoas mais necessitadas.

Com sua obediência radical à vontade do Pai, Jesus nos trouxe a graça da libertação de todos os males e a vida em plenitude. Seguindo seus passos, podemos ser portadores da graça divina, defendendo e promovendo o direito à vida digna sem exclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário