sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CNBB incentiva coleta de assinaturas para Projeto de Lei para Reforma Política

Na luta contra a corrupção, por eleições limpas e em vista de uma reforma política com ampla participação popular, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou nesta sexta-feira (8) uma carta apresentando os últimos acontecimentos relacionados a esse assunto e as ações desenvolvidas pela Comissão de Acompanhamento da Reforma Política da entidade. Na carta, os bispos incentivam a coleta de assinaturas em vista do Projeto de Lei em todas as dioceses brasileiras.

“O passo a ser dado é a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, a ser levado ao Congresso Nacional”, disse o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, que assina o documento.

A carta assinada também pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para Acompanhamento da Reforma Política, dom Joaquim Mol, foi aprovada pelo Conselho Permanente da Conferência, durante reunião realizada no último mês de outubro.

No primeiro parágrafo, os bispos destacam o descaso do Congresso Nacional com a Reforma Política:

"Várias tentativas de Reforma Política foram feitas no Congresso Nacional. Todas foram infrutíferas por uma única razão: os congressistas não têm interesse em reformar o sistema político e eleitoral do nosso país, por se encontrarem em zona de conforto no atual sistema. É verdade, igualmente, que há vários parlamentares empenhados em fazer uma Reforma Política".

A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas formada por diversas entidades, entre elas, a CNBB e a Cáritas Brasileira, decidiu massificar a campanha sobre o Projeto de Lei marcando para o dia 12 de novembro, o Dia Nacional de Coleta de Assinaturas, com manifestações em todos os estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário