terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Dom Roberto Francisco completa dez anos de Ordenação Episcopal

Dom Roberto Francisco completa na próxima quinta-feira (22) dez anos de ordenação episcopal. A data será marcada com uma Santa Missa em ação de graças, às 19h, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes. A Diocese de Campos esta enviando convite a todas as comunidades para participarem deste dia de agradecimentos pela vida do Pastor Diocesano.

Com um pastoreio voltado a preservar o legado dos antecessores, Dom Roberto Francisco assumiu muitos desafios para um governo em comunhão com as diretrizes do Papa Francisco de uma igreja em saída e voltada a defesa da vida e dos direitos dos cidadãos. E neste tempo na Diocese de Campos aceitou trabalhar na coordenação de pastorais sempre pautado na ética do evangelho e numa ação profética anunciando a boa nova do evangelho, mas nunca se omitindo na denuncia a estruturas que são contrárias a cidadania plena com direitos a saúde, educação. Uma das dimensões do episcopado de Dom Roberto é o diálogo com toda a sociedade e com o mundo da cultura.

Entre as frentes pastorais atualmente é o coordenador da Pastoral da Saúde na CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. E com coragem vem denunciando o grande perigo de uma reforma que coloque o atual SUS – Sistema Único de Saúde como um sistema que não promova ações que respeitem o direito do cidadão à saúde pública de qualidade, com investimentos governamentais que garantam ao cidadão seus direitos adquiridos. Mas a luta de Dom Roberto vai além. Defende uma política que tenha como projeto a formação de políticos que tenham como meta o bem comum.

— Chegando a realização dos primeiros dez anos do meu pastoreio episcopal, me sinto embargado por uma grande alegria e entusiasmo, não tanto pelas poucas obras realizadas, mas por caminhar com o Povo de Deus da minha Diocese, minha querida esposa de Campos. É de veras gratificante tratar com o presbitério como se fossemos uma família de irmãos e amigos que crescem juntos, com o apoio e a liderança de muitos e numerosos leigos das comunidades que muito edificam a Igreja. Com a oração e proteção das Monjas, Irmãs, Virgens e Consagradas Seculares que são um bálsamo confortante e incentivador — relata o bispo.

Dom Roberto confidencia que o tempo passou muito rápido e fala de seus projetos e sonhos por uma sociedade mais justas que aprenda a respeitar a dignidade e direitos básicos que devem ser garantidos a todo cidadão, em especial o direito a vida, saúde e educação. Uma igreja que seja acolhedora e defensora do pobre e em saída.

— Descubro que nestes anos que passaram tão rapidamente, estamos mais organizados e mais posicionados em diversos âmbitos. Cresce a presença na comunicação, na educação, na sociedade civil com o protagonismo do laicato. Chegamos a fazer uma Romaria da Água e da Terra e foram dados passos de uma Pastoral Ambiental a serviço da vida e integridade do Planeta. O Sínodo Diocesano marcou profundamente a vida das Paróquias, estabelecendo rotinas administrativas e contábeis mais seguras e transparentes. – conta Dom Roberto Francisco.

Dom Roberto Francisco tem sido o profeta dos tempos modernos, anunciando a Boa Nova, mas com coragem denunciando as estruturas que atentam contra a vida. Um pastor que acolhe bem seu rebanho e se dedica a grandes projetos de uma igreja missionária e em saída. 

— É um bispo politizado, prático e engajado. Outro ponto importante do nosso bispo é a sua abertura e sua constante convocação dos leigos para a messe. É um grande incentivador do povo à busca pelas Coisas do Alto. – disse Marta Martins, pertencente a Comunidade Santa Teresinha, em Aperibé.

Manter o diálogo com o mundo da cultura e inter-religioso tem sido uma das propostas do episcopado de Dom Roberto Francisco. Ano passado promover o encontro com os comunicadores, dentro da programação do Ano Mariano. Foram visitas aos veículos de comunicação e fechando o programa iniciaram as visitas as prefeituras das cidades no território diocesano. 

— A sua marca é de ser atuante nos debates políticos e culturais em Campos, e acima de tudo na promoção do bem-estar de todos, em especial dos menos favorecidos. Com muita alegria, celebramos este momento e desejo força nesta grande missão de nos liderar na compreensão e na busca por um mundo melhor que encontramos em Deus — afirmou o prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz.


— Os parabéns meus e de toda a Administração Apostólica, agradecendo a Deus pela nossa amizade e comunhão, vivida e sempre concretizada pela nossa comum presença nos principais eventos da Igreja e da cidade. Deus abençoe Dom Roberto e lhe dê muitos anos de vida e de profícuo ministério episcopal. – disse o bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário