sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

12 conselhos de São Paulo para a juventude

Pense numa parceria firmeza... Era exatamente assim que acontecia com São Paulo e São Timóteo, parceiros de missão. Juntos evangelizaram várias cidades da Grécia, Turquia e até mesmo Roma.

Timóteo havia sido educado na fé judaica, mas quando tinha cerca de 20 anos se converteu ao Cristianismo. Acredita-se que Paulo foi um de seus mentores na fé cristã, o que explica os conselhos preciosos que ele dá ao seu jovem amigo em suas duas cartas.

Foi daí que surgiu essa lista com os 12 conselhos de São Paulo pra você:

1- Não duvide de sua capacidade
“Que ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, mostra-te um modelo para os fiéis pela palavra, pela conduta, pelo amor, pela fé, pela pureza.” (I Tim 4,12)

2- Cuide bem de sua família
“Se alguém não cuida dos seus, sobretudo dos que vivem com ele, este renegou a fé e é pior que um infiel.” (I Tim 5, 8)

3- Contente-se com o essencial
“A piedade é, de fato, grande fonte de lucro para quem se contenta com o que tem. Pois nada trouxemos a este mundo e assim também nada dele podemos levar. Tendo, pois, comida e roupa, fiquemos contentes com isso.” (I Tim 6, 6-8)

4- Evite discussões bobas
“Lembra-te de tudo isto, atestando diante de Deus que é preciso evitar as discussões de palavras, que de nada servem, a não ser para perder os que as ouvem.” (II Tim 2, 14)

5- Não fale palavrões
“Evita o palavreado vão e profano; os que o praticam progredirão sempre mais na impiedade.” (II Tim 2, 16)

6- Seja intenso, mas com equilíbrio
“Foge das paixões da juventude; busca a justiça, a fé, o amor, a paz em união com aqueles que de coração puro invocam o Senhor.” (II Tim 2, 22)

7- Não tenha vergonha de ser cristão
“Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que está em ti pela imposição de minhas mãos. Pois não foi um espírito de timidez que Deus nos deu: foi um espírito de coragem, de amor e de autodomínio. Por isso, não te envergonhes do testemunho que deves dar de nosso Senhor.” (II Tim 1, 6-8a)

8- Seja constante na Fé e leia a Bíblia
“Tu, porém, continua firme no que aprendeste e aceitaste como certo, sabendo de quem o aprendeste e que desde criança conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação pela fé em Cristo Jesus.” (II Tim 3, 14-15)

9- Respeite os outros mesmo que estejam errados
“Não repreendas duramente um velho; ao contrário, exorta-o como a um pai; aos jovens, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às jovens, como a irmãs em toda pureza.” (I Tim 5, 1-2)

10- Reze pelo governo
“Eu te recomendo que se façam pedidos, súplicas, orações e ações de graças por todos: pelos reis e pelos que estão no poder, para que possamos levar uma vida calma e tranquila, com toda piedade e honestidade. Isto é uma boa coisa e agrada a Deus, nosso Salvador.” (I Tim 2, 1-3)

11- Zele por seu comportamento na Igreja
“É preciso que saibas como comportar-te na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.” (I Tim 3,15)

12- Busque a pureza
Conserva-te puro. (I Tim 5, 22c)

Que os dois intercedam por nós para que saibamos viver bem nossa juventude.

Jovens de Maria - A12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário