sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Diocese prepara criação do Museu Sacro Histórico de Campos dos Goytacazes


A criação do Museu Sacro Histórico de Campos dos Goytacazes é um dos projetos da Comissão de Bens Culturais recém criada na Diocese de Campos. O objetivo é incentivar o conhecimento da história sacra do município, que tem tudo a ver com o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, através dos trabalhos praticados pelos Jesuítas, Beneditinos, Franciscanos. O projeto está sendo incentivado pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que se singulariza por ser um patrimônio histórico sacro e artístico.

Desde 1978, a Igreja de São Francisco — localizada na rua Treze de Maio, na área central de Campos — passa por obras de restauração do seu conjunto arquitetônico e pela recuperação do seu acervo sacro a fim de instituir um museu de arte sacra. 
O projeto tem como objetivos guardar, preservar e divulgar a memória da história sacra e, na visão de seus idealizadores, apresentar-se como a solução mais adequada para a proteção dos acervos sacros. O templo nos fornece um exemplo único do estilo artístico barroco tropical.

A expectativa de Zenilson Coutinho, membro da Ordem Terceira Franciscana e responsável pela Igreja de São Francisco, é que com a criação do museu, o patrimônio artístico presente nas igrejas possa ser preservado, catalogado e conhecido, passando a cumprir sua finalidade de evangelizar.

— Campos dos Goytacazes tem uma das mais ricas e interessantes histórias do Brasil, com cenas de bravura, resistência, aventura e muita religiosidade. Mesmo assim, até hoje não tem um local que preserve e exponha esta história, disse.


Com informações da Pascom - Diocese de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário