segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Vocação Matrimonial: Alicerce do amor e construção de valores

Assim como Jesus abençoa um Sacerdote com um Sacramento especial, assim também abençoa o homem e a mulher que se unem para formar uma família. Para isso, Jesus instituiu o Sacramento do Matrimônio. Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne (Gn 2,24).

O matrimônio expressa o amor de Deus por seu povo. Assim como Cristo se entregou em sacrifício por amor à Igreja e permanece eternamente fiel a ela, do mesmo modo os esposos se entregam um ao outro totalmente, imitando o amor de Cristo. Ao criar o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, Deus concedeu a eles o dom de constituírem uma unidade a ponto de se tornarem uma só carne, ou seja, realizarem-se como pessoas na dinâmica da doação recíproca. É o chamado que Deus faz ao homem e a mulher para constituírem uma comunhão geradora de vida.

A partir de Cristo, o amor dos casais é elevado à graça de sacramento, isto é, se transforma em fonte de santificação e de salvação, um grande bem para a família, para os filhos e para toda a comunidade cristã.

A família, dentro do plano de Deus, é o lugar privilegiado para semear no coração do homem e da mulher os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis. A vida e a história demonstram que é na família cristã que também se inicia a educação para o valor da vida humana.

A família, dentro do plano de Deus, é lugar privilegiado para semear no coração do homem e da mulher os valores perenes
“Os dois bens mais preciosos da humanidade, chamam-se: Família e matrimônio. Por isso, o futuro da humanidade passa pela família”. Papa João Paulo II

De 16 a 23 de agosto, acompanhe a 46ª Semana Vocacional pela Rede Aparecida de Comunicação.

Carlos Emílio 
Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário