terça-feira, 7 de outubro de 2014

Façamos da nossa família uma Igreja Doméstica

São Lucas Evangelista é minucioso ao narrar a história de Jesus Cristo antes de Sua vida pública. Quando o Senhor começou Sua vida pública, Ele já havia estado no Templo diversas vezes, pois é um costume dos judeus ir, pelo menos, três vezes por ano a Jerusalém. São Lucas retrata que Maria e José educaram Cristo na fé.

A Sagrada Família é "sacra", ou seja, "sagrada", porque ela era fiel a Deus. A exemplo dela, devemos fazer da nossa família uma Igreja Doméstica.

A criança aprende a rezar desde pequena. Os avós têm de zelar pela fé de seus netos desde cedo. Temos levado nossos filhos para a catequese, o crisma, para uma intimidade com Deus? Os padrinhos têm a função de continuar o papel dos pais e conduzir seus afilhados nos caminhos do Senhor. Muitas famílias têm o desejo de imitar a Sagrada Família, porém não querem se comprometer com uma vida de oração e intimidade com Deus.

O que vivemos em nossa casa conjugalmente José e Maria também viveram. Imaginemos o desespero deles ao perceber que Jesus não estava na caravana que o conduzia de volta para casa após visitarem o Templo. Com toda certeza, muitas coisas passaram na cabeça desses pais: “O Menino sumiu. E agora? Como não vimos que Ele sumiu?” ou “Você não estava olhando Jesus?”. Nesse instante, a humanidade de José e Maria deve ter falado mais alto.

Por que eles foram procurar o Menino no Templo? Porque, quando educamos nossos filhos no caminhos de Deus, sabemos onde eles estão. O que aprendemos na nossa infância fica para sempre em nosso coração.

Jesus estava no Templo, e quando Seus pais O viram, ficaram comovidos. Cristo, Filho de Deus, era obediente a Seus pais, e voltou com junto com eles para Nazaré. Quantos são desobedientes dentro de suas casas! Alguns acham que só porque já constituíram uma família não devem respeito a seus pais.

Quando vivemos no regaço acolhedor de uma mãe, queremos sempre voltar ao seu colo. A idade nos amadurece, e não podemos olhar para traz e nos culpar pelas coisas que aconteceram. Os pais também têm esse mesmo sentimento, pois com o passar dos anos, eles percebem que determinadas atitudes não seriam repetidas. Tenhamos a coragem de nos levantar e seguir em frente. 

Que a Sagrada Família visite todos os lares, levando benção a todas as famílias. Que, pela intercessão de São José, todos os homens sejam tocados por Jesus Cristo, e que, por meio desse toque, o senhor mude o coração desses homens e os ensine a amar suas famílias. Que Maria Santíssima toque no coração de todas as mulheres e transforme sua maneira de ser mãe, esposa, filha e avó. Que o Menino Deus vá ao encontro de todos os filhos que não tiveram carinho, de todos os órfãos de pai e de mãe, que tiveram de amadurecer antes do tempo, crianças que tiveram sua infância roubada.

Senhor, abençoe nossas famílias pela intercessão da Sagrada Família de Nazaré!

2 comentários:

  1. UMA FAMÍLIA ZELADA E CRIADA COM OS ENSINAMENTOS BÍBLICOS, COLHERÁ BONS FRUTOS POR TODAS AS GERAÇÕES. O SENHOR DIGNIFICOU A MINHA FAMÍLIA E BÊNÇÃOS SÃO DERRAMADAS EM ABUNDÂNCIA. AS TRIBULAÇÕES VÊM, MAS TUDO PERTENCE A ELE E COM A INTERCESSÃO DA VIRGEM MÃE, CONSEGUIMOS DESTRUIR O MAL QUE NOS CERCAM.

    ResponderExcluir