domingo, 12 de janeiro de 2014

Papa Francisco anuncia 19 novos cardeais; Brasileiro está entre os nomeados

Papa Francisco anunciou hoje(12) após a oração do Angelus, que no próximo 22 de fevereiro presidirá o Consistório no qual criará 16 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. No dia 23, haverá uma solene concelebração eucarística com os novos cardeais.


"Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo à Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une as que já desenvolvo", disse dom Orani em entrevista ao site da arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dom Orani nasceu em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, em 1950. Ele foi nomeado arcebispo do Rio de Janeiro em 27 de fevereiro de 2009, pelo Papa emérito Bento XVI, recebendo o pálio das mãos do então pontífice em 29 de junho de 2009. Já em 2013, Dom Orani foi anfitrião de Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comentou a nomeação em uma rede social, destacando que mesmo quem não é católico tem enorme respeito e admiração pelo religioso, e finalizou sua declaração com “Viva D. Orani!”.

É a primeira vez que Francisco anuncia nomes para este cargo. A função dos cardeais é auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo cargos na Cúria Romana e participando da administração da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário